Pular para o conteúdo principal

Que o despertar aconteça!

Boa tarde, gente.


Puxa!!!!
Quanta coisa acontecendo...


Estou de luto!


Sexta-feira passada, estava escrevendo aqui no pc e ouvi um barulho de moto-serra (para mim sempre um tanto assustador).


Cheguei na varanda e vi um pessoal da prefeitura cortando uns galhos da árvore em frente. 


Fiquei prestando atenção no rapaz em cima daquele guindaste cortando aqui e acola. 


Como sempre faço quando vejo alguém com uma moto-serra, conversei com a árvore e rezei pedindo sabedoria para aquela pessoa (para outras tantas pessoas que exercem função semelhante). 


Voltei ao computador.


O barulho continuou chamando minha atenção. 


Pouco depois, voltei à varanda.


Achei estranho: a árvore estava mais desbastada de um lado do que do outro. Mesmo assim,  confiei nos conhecimentos do rapaz.


Pouco tempo depois tive um susto horrível: 
os prédios de frente pareciam invadir meu quarto e a exuberante folhagem que compunha um lindo cenário para a varanda havia sumido. A copa da árvore de frente, da minha árvore, jazia empilhada na carroceria do caminhão. 


Perguntei para o rapaz o que estava acontecendo e a resposta foi: 
_ Pediram para cortar.


Quando saí para trabalhar na hora do almoço, o caminhão não estava mais lá e o pessoal havia indo embora. Na rua ainda havia restos de folhas e galhos. 


Um esboço de contentamento tomou conta de mim, afinal a "minha árvore"  - mesmo em "frangalhos" - ainda estava lá. Da sua copa exuberante só restavam uns poucos galhos finos, onde as frágeis folhas verdes ainda insistiam em brilhar. 
Pensei comigo: pelo menos ela ainda está aqui. A natureza é poderosa, em breve ela retoma sua exuberância.


Quando voltei à noite...
que decepção...
no lugar da minha amiga só restava um pedaço de tronco, que mais parecia um pequeno banco. 


A tristeza novamente tomou conta de mim.


Não consegui saber a causa desse corte. Talvez ela - a árvore - estive com alguma fragilidade, com algum doença...  talvez ela pudesse cair... não sei. 


O que sei é  que meu coração chorou. 


Foi estranho sair à varanda e não ver aquela copa linda, sempre repleta de pássaros: bem-te-vis, beija-flores e algumas exemplares "daquele" de rabo comprido, acho que se chama "rabo de gato".

Certa ocasião, bem na minha direção, camuflada entre as folhagens, havia uma coruja branca. 
Nossos olhares se fixaram no que pareceu para mim uma linda eternidade. 
Foi uma experiência única e inesquecível. 


Hei... 
e agora???
Para onde foram os pássaros que me acordavam todas as manhãs???


Uauuu....
e aquele amarelo florescendo em frente à minha janela...
lá se foi, né???


Sei que contaram aquela árvore por algum motivo importante, algum perigo real. 
Pelo menos é o que espero.
Disseram que em BH é muito difícil ter permissão para cortar uma árvore. Então... 
espero...
ou melhor...
quero acreditar que realmente houve algum motivo, mas...
que machucou, machucou.


Essa experiência mexeu comigo. 


O que estamos fazendo com nossa natureza????


Outro dia, vi uma reportagem que me assustou: 
uma mulher - parece que proprietária de uma construtora - estava apresentando um mega projeto imobiliário para a Serra do Curral. 


Ela vendia a ideia de que aquele empreendimento exorbitante era a solução para a Serra com tanta desenvoltura, com tanta naturalidade, com tanta segurança, certeza e determinação que fiquei estarrecida.


"Puxa!!!! Existem pessoas que acreditam mesmo assim "- foi o meu pesamento inquietante.


E é tipo de "crença" que tem feito o verde de nossas montanhas se transformarem em vidros refletindo o que resta da nossa natureza.


Não sou contra empreendimentos imobiliários,
não sou contra o progresso, a modernidade nem a tecnologia,
mas...
para tudo tem um limite.


E por onde anda o limite para a nossa cidade?? 
E para as cidades vizinhas???


Será que vamos ter que destruir muito para então cairmos na real??? 
Qual será o "tamanho" do despertador que precisamos para acordar???


O Papa João Paulo II , quando celebrou a missa na Praça do Papa, fez referência ao nosso "belo horizonte", ao ver lá de cima nossas montanhas; noutros tempos nossa cidade era a cidade das árvores e já foi considerada "cidade jardim"...  
não quero que tudo isso vire lembranças do passado.
  
O que quer que estejamos fazendo com a nossa natureza, é bom lembrar que nós - seres humanos - somos apenas mais uma espécie animal que habita "Gaia" juntamente com outras tantas espécies dos diferentes reinos que compõe a "mamãe natureza". 


Que o despertar aconteça sem grande estrondo!!!!


Augusta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CELEBRE!!!

  31 de dezembro,  2020 chegou ao fim. Troque a roupa de cama; Vista branco; Guarde grãos de romã na carteira; Pule as sete ondas do seu coração; Estoure champanhe; Coloque rosas brancas pela casa, Ou jogue-as ao mar; Faça suas oferendas; Toque o sino da felicidade; Povoe os céus com o brilho dos fogos, (se possível utilizando aqueles sem som,em respeito e consideração aos animais e aos mais    idosos); Abrace as pessoas que ama, mesmo que virtualmente; Construa suas metas e desejos para o próximo ano, mesmo que não realize todos. Não importa o que faça, Construa seus próprios rituais. É uma passagem importante: Chegamos ao fim, concluímos um ciclo, 2020 se despede, E 2021 chega. Estamos abrindo um ano novo. Que ele venha conduzido por todas as nossas esperanças! Minha sugestão: acenda uma vela, se possível branca, Com o simbolismo de iluminar o ano que chega, vibrar paz e o que mais você desejar. Reze! Converse com a espiritualidade que acredita! Agradeça! CELEBRE!!! Seja em grupo, se

Despedindo de 2010 , Clip Final de Ano

Boa noite!!! Continuo contaminada pelo fechamento do ano. Que 2010 vá na paz e 2011 venha abençoado. Para celebrar mais um pouco essa passagem, vou postar aqui uma mensagem linda que uma amiga fez,  com imagens lindas e com a belíssima música Planeta Minas, do Marcus Viana. Abaixo segue o texto na integra. Feliz 2011!!! Augusta Final de ano Maria Tereza Agrello 2010 está nos seus últimos dias. Obrigada por cada aprendizado desse ano que se acaba, mesmo que muitos não tenham sido fácies. Obrigada pelas conquistas, obrigada pelas pessoas que cruzaram nossas vidas e  por aquelas que ficaram na lembrança. Obrigada pelo carinho dos companheiros de percurso. Obrigada pelos sonhos, obrigada pela concretização dos que foram possíveis, e pelas tentativas de concretização de outros tantos. Obrigada pelo tempo para ser, estar e fazer. A espiral sagrada está em movimento e... que venha 2011 com as bênçãos divinas. Que a vida aconteça em cada um de seus dia

Dia internacional da mulher: transformações e desejos

Oi gente. Hoje é o dia internacional da mulher. Estamos comemorando 100 anos de busca pela igualdade feminina.  Muito caminho foi percorrido, muita historia foi vivida, muita mudança aconteceu. Claro que ainda temos muito a percorrer.  Que bom!!! Pois isso nos mantém em movimento, fazendo mais história. Nós Brasileiros temos uma conquista a comemorar: Pela primeira vez temos uma mulher governando o nosso país. Independente de para quem tenhamos votado nas eleições, agora temos uma mulher dirigindo nossa nação e isso é motivo de muito orgulho. Aproveito para  indicar o texto " Dia Internacional da Mulher, 2011: hora de cumprir a promessa da igualdade" que está no endereço:  http://www.prnewswire.com/news-releases/dia-internacional-da-mulher-2011-hora-de-cumprir-a-promessa-da-igualdade-117506783.html Ainda no movimento de refletir sobre a mulher a que somos,  vou  resgatar o  texto que foi publicado em 1997, no jornal Diário do Aço de Ipatinga e  que apesar de se