Pular para o conteúdo principal

Ir para o trabalho à pé, sonho ou ilusão????

Boa tarde!!!!


Hoje estou super chateada.


De uns tempos para cá, tomei a decisão de colaborar mais com a mãe natureza. 
Venho namorando a idéia de deixar o carro em casa e ir trabalhar à pé.


Defini que hoje começaria.


Normalmente, costumo acordar às dez para cinco da manhã, faço minhas práticas, arrumo a cama, molho as plantas, cuido do cachorro, tomo banho faço café e vou saio por volta das seis e trinta para ir trabalhar.


Hoje mudei apenas algumas coisas: tirei a prática, agilizei o café e dez para seis estava iniciando minha caminhada.


Na mochila uma toalha pequena, sabonete, bucha vegetal, talco, outra camiseta, sutiã, sombrinha, carteira, óculos, batom, água e outras "coisitas" mais.


Alças nos ombros, cronometro ligado e lá fui eu.

O início foi muito legal. O sol estava querendo nascer e nas árvores ainda um pouco de umidade da chuva de ontem.



É impressionante como a vida começa cedo para muita gente. 
Eu pensava que seria só eu na rua mas a essa hora já via-se:
ônibus circulando lotados; pontos de ônibus movimentados, as padarias abertas com padeiros trazendo pães quentinhos para a frente e balconistas maquiladas servindo os clientes; jornaleiros em suas motos entregando; senhores levando os cachorros para passear. Até as faxineiras da escola pública do bairro, àquela hora já estavam empurrando as carteiras  - num tremendo barulhão - e limpando as salas. 


A vida começa cedo!!!!


Pois é...
mas a poluição também. Em vários pontos do caminho, logo cedo, o cheiro de poluição dos canos de descarga dos ônibus e de alguns carros já estava terrível.


Lembrei de um amigo que apesar de ir morar perto do seu trabalho, sempre vai de carro. Uma vez ele disse: _ Eu trabalho de terno. Chego a ter várias reuniões num mesmo dia, com grandes empresários de diferentes empresas. Já imaginou eu chegar nesses encontros cheirando a suor e poluição????


No percurso vi uma árvores caída. 
Não gostei nada disso.
Nossa "Cidade Jardim" não pode descuidar de sua árvores!!!


Da porta do meu apartamento até a porta da sala onde trabalho foram 55 min. 53 minutos e 46 segundos para ser mais exata. Uma boa caminhada com ruas planas e algumas subidas, terminando com a do Tobogã da Av. do Contorno - perto da Av. Afonso Pena.


O exercício foi interessante, mas a poluição foi chata. 
Avaliando prós e contras - exercício físico, eu não produzir poluição, tempo de deslocamento, necessidade de rever horário de saída para não atrasar o meu primeiro atendimento, café da manhã corrido, suor, tempo para o banho logo cedo lavando cabeça e tudo mais e o de gato após a caminhada, o cheiro de poluição que não do cabelo - o resultado deixou a desejar.


Acho que não vai ser essa minha contribuição ecológica no momento.


Vocês poderiam perguntar:



Que tal o ônibus???

Bem... 
Já fiz uma tentativa nesse sentido.

Da minha casa tenho duas possibilidades:
  • descer uns seis ou sete quarteirões e ficar no ponto esperando o ônibus que me deixaria mais próximo, porém ele dá uma longa volta o que gastaria bastante tempo no trajeto ou;
  • caminhar mais outros tantos quarteirões e pegar o circular na Av. do Contorno. O que também demandaria tempo.
 O tempo gasto em qualquer uma dessa opções foi semelhante ao tempo da caminhada - correndo ainda o risco de atraso, no caso deles passarem cheios.


Fazendo uma média do consumo de combustível, meu carro faz 10 km por litro de gasolina. Dois itens importantes fazem elevar o consumo: 
o carro funciona basicamente frio - fica muito tempo parado e o tempo de uso contínuo é quase insuficiente para aquece-lo nos níveis ideais e;
eu pego - com muita frequência - engarrafamento ao voltar na hora do almoço.

O que eu fiquei mais chateada ainda é que, mesmo considerando o consumo e acrescentando um percentual correspondente ao desgaste do veículo, constatei que fica mais barato ir de carro - sozinha - do que ônibus.

Que horror!!!

Como eu existem outras tantas pessoas. 

Já imaginaram o que isso representa????

Fica mais barato gastar gasolina e poluir o ar para o deslocamento de uma única pessoa num carro, do que ir de ônibus. 
Isso multiplicado por algumas pessoas ...
já imaginaram o que representa para o meio ambiente????

Fiquei triste porque não consegui encontrar uma solução ecológica, viável e imediata para a minha questão.

Fiquei mais triste ainda porque não consegui vislumbrar estratégias mais viáveis e ecológicas para a nossa cidade.

Essa experiência deixou-me com uma pergunta formando um grande e dolorido nó na garganta:

Não quero parar nas minhas próprias justificativas.
Tampouco quero desistir achando que é assim mesmo, que isso faz parte do progresso, que é assim mesmo nas grandes cidades.
Essas são frases de um discurso ultrapassado e falido!!!
Eu tenho clareza disso,
mas...
então...
por onde começar a mudar esse quadro????

Acho que vou mudar para o interior.




Augusta

Comentários

  1. oi
    Que tal comprar uma moto? Acho que chegaria mais cedo ao serviço, ou poderia dormir um pouco mais, gastaria menos, não poluiria tanto, e ainda tem uma certa adrenalina que faz bem a saude. Pelo menos esta tem sido minha opção. Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CELEBRE!!!

  31 de dezembro,  2020 chegou ao fim. Troque a roupa de cama; Vista branco; Guarde grãos de romã na carteira; Pule as sete ondas do seu coração; Estoure champanhe; Coloque rosas brancas pela casa, Ou jogue-as ao mar; Faça suas oferendas; Toque o sino da felicidade; Povoe os céus com o brilho dos fogos, (se possível utilizando aqueles sem som,em respeito e consideração aos animais e aos mais    idosos); Abrace as pessoas que ama, mesmo que virtualmente; Construa suas metas e desejos para o próximo ano, mesmo que não realize todos. Não importa o que faça, Construa seus próprios rituais. É uma passagem importante: Chegamos ao fim, concluímos um ciclo, 2020 se despede, E 2021 chega. Estamos abrindo um ano novo. Que ele venha conduzido por todas as nossas esperanças! Minha sugestão: acenda uma vela, se possível branca, Com o simbolismo de iluminar o ano que chega, vibrar paz e o que mais você desejar. Reze! Converse com a espiritualidade que acredita! Agradeça! CELEBRE!!! Seja em grupo, se

ENGROSSANDO AS ESTATÍSTICAS

                          Esta poesia é da virada do século, do milênio, mas ainda tão atual, a pesar das circunstâncias e o  momen to planetário ser outro. Desemprego, problema mundial. Nos índices, crescimento sem igual. Taxas , números, estatísticas   preocupações, mas são só notícias de jornal.   De repente, um telefonema, uma reunião, um encontrão e de uma hora para outra, lá se está nas estatísticas oficiais. Mais um voluntário compulsório a engrossar as fileiras dos trabalhadores sem trabalho.   Estudo, curso superior, de atualização, especialização e tantos mais. Mas, que decepção, nada é suficiente. Outro curso superior, quem sabe? Inglês, informática, espanhol, fotografia, turismo, culinária. É preciso mais e mais.   Nunca pronto, nunca o perfil ideal. Falta estudo, preparação, experiência. Ou bagagem demais, caro demais. No fim, o destino um só   o olho da rua.   Na rua, todos iguais. Doutor, advogado, operário,

Despedindo de 2010 , Clip Final de Ano

Boa noite!!! Continuo contaminada pelo fechamento do ano. Que 2010 vá na paz e 2011 venha abençoado. Para celebrar mais um pouco essa passagem, vou postar aqui uma mensagem linda que uma amiga fez,  com imagens lindas e com a belíssima música Planeta Minas, do Marcus Viana. Abaixo segue o texto na integra. Feliz 2011!!! Augusta Final de ano Maria Tereza Agrello 2010 está nos seus últimos dias. Obrigada por cada aprendizado desse ano que se acaba, mesmo que muitos não tenham sido fácies. Obrigada pelas conquistas, obrigada pelas pessoas que cruzaram nossas vidas e  por aquelas que ficaram na lembrança. Obrigada pelo carinho dos companheiros de percurso. Obrigada pelos sonhos, obrigada pela concretização dos que foram possíveis, e pelas tentativas de concretização de outros tantos. Obrigada pelo tempo para ser, estar e fazer. A espiral sagrada está em movimento e... que venha 2011 com as bênçãos divinas. Que a vida aconteça em cada um de seus dia