Pular para o conteúdo principal

Árvores, chuvas e mais prosa.

Oi gente, boa tarde.

É mais algumas árvores foram embora, naquele lote que comentei no dia 12/11. 
Que pena!!!!

Mas... dessa postagem renderam alguns contatos interessantes. 
Vou pedir licença para transcrever o comentário de uma pessoa sensível às questões do verde, entretanto sem citar seu nome. 

"... Os vegetais se alimentam da decomposição de suas folhas no solo abaixo de suas copas. No entanto, na região urbana, estas folhas são retiradas e queimadas privando as árvores do seu alimento. Resultado: fracas e desnutridas acabam tombando, pois suas raízes não são suficientemente fortes para suportarem o grande volume de galhos e folhas de suas partes aéreas... Já era hora do povo cobrar dos seus gestores competência e seriedade no cumprimento de suas funções. Meus pêsames a todos, que como a autora desta emocionante crônica, testemunharam crimes dessa natureza (S.J.M.)"


O S.J.M. nos lembra uma coisa básica, né??? 
Folhas caídas são fundamentais à sobrevivência da própria árvore; são seu adubo natural.

Nos espaços urbanos tendemos a retirar as folhas, a deixar tudo limpo.
Vire e mexe a gente encontrar gente reclamando porque as folhas sujaram aqui e acolá, que vai ter que varrer, tem mais trabalho... ou coisas desse tipo. 

Não é difícil também encontrar pessoas que substituíram as árvores e a terra de suas propriedades, por cimento ou asfalto, com as melhores das justificativas e no discurso ainda dizem que foi o melhor coisa que fizeram.

Há controvérsias!!! 

Hoje a legislação dificulta um pouco esse tipo de derrubada, mas ainda é possível encontrar tais atitudes.

Aqui em frente a minha casa mesmo, na onda das árvores fracas, que podem cair com a chuva, algumas árvores adultas maravilhosas foram retiradas e até agora, em seus lugares nada foi plantado.

Aí fica um pergunta que não quer calar:

Retirar as árvores e as plantas é melhor para quem "cara pálida"????

Depois da derrubada das árvores do lote ao lado, que mencionei na postagem anterior, vi uma cena que me deixou chocada:
no dia seguinte, logo cedo, quando saí para caminhar com o meu cachorro, vi os fios junto ao referido lote repleto de pássaro e outro punhado deles estavam no asfalto, bem no cruzamento das duas ruas próximas, alguns parados outros andando de um lado para o outro.

Puxa!!! Que cena incômoda. 
Fiquei com a sensação que estavam perdidos, sem saberem para onde ir.

Já imaginaram se suas casas fossem destruídas de uma hora para outra????  

Um amigo me disse que, certos animais, inclusive pássaros são territorialistas, ou seja, aqueles que perderam suas casas junto com as árvores que foram embora, terão que buscar uma nova moradia e talvez encarar uma disputa pelo novo espaço. 
Isso sem falar nos ninhos que terão fazer outros.
É bom lembrar que estamos na primavera, época de acasalamento das espécies.

Voltando à pergunta que fiz...

Creio que para os pássaros, a retirada das árvores não é nada boa. 

Mas...
é para nós, seres humanos???

Talvez para alguns seja, mas... 
quando a chuva chega e não tem espaço para infiltrar no solo porque ele (solo) esta todo impermeabilizado, para onde ela (chuva) vai????

Bem...
vai para os boeiros, ora!

Bom, né???

Só que esses boeiros conduzem a água, na maioria das vezes, para os riachos, rios e ribeiros que, em cidades como Belo Horizonte foram tampados dando lugar a ruas, avenidas e bulevares. 

Ou seja, o espaço onde restou para a água correr esta restringido por mais concreto e asfalto.

E aí, quando a chuva vem forte...

Uauuu!!!!!!!

Alagamentos, inundação, destruição....

E a gente culpa a danada da chuva. 

Quando será que nós "bichos-homens/mulheres" vamos aprender?????


Um abraço verde.

Augusta





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CELEBRE!!!

  31 de dezembro,  2020 chegou ao fim. Troque a roupa de cama; Vista branco; Guarde grãos de romã na carteira; Pule as sete ondas do seu coração; Estoure champanhe; Coloque rosas brancas pela casa, Ou jogue-as ao mar; Faça suas oferendas; Toque o sino da felicidade; Povoe os céus com o brilho dos fogos, (se possível utilizando aqueles sem som,em respeito e consideração aos animais e aos mais    idosos); Abrace as pessoas que ama, mesmo que virtualmente; Construa suas metas e desejos para o próximo ano, mesmo que não realize todos. Não importa o que faça, Construa seus próprios rituais. É uma passagem importante: Chegamos ao fim, concluímos um ciclo, 2020 se despede, E 2021 chega. Estamos abrindo um ano novo. Que ele venha conduzido por todas as nossas esperanças! Minha sugestão: acenda uma vela, se possível branca, Com o simbolismo de iluminar o ano que chega, vibrar paz e o que mais você desejar. Reze! Converse com a espiritualidade que acredita! Agradeça! CELEBRE!!! Seja em grupo, se

Despedindo de 2010 , Clip Final de Ano

Boa noite!!! Continuo contaminada pelo fechamento do ano. Que 2010 vá na paz e 2011 venha abençoado. Para celebrar mais um pouco essa passagem, vou postar aqui uma mensagem linda que uma amiga fez,  com imagens lindas e com a belíssima música Planeta Minas, do Marcus Viana. Abaixo segue o texto na integra. Feliz 2011!!! Augusta Final de ano Maria Tereza Agrello 2010 está nos seus últimos dias. Obrigada por cada aprendizado desse ano que se acaba, mesmo que muitos não tenham sido fácies. Obrigada pelas conquistas, obrigada pelas pessoas que cruzaram nossas vidas e  por aquelas que ficaram na lembrança. Obrigada pelo carinho dos companheiros de percurso. Obrigada pelos sonhos, obrigada pela concretização dos que foram possíveis, e pelas tentativas de concretização de outros tantos. Obrigada pelo tempo para ser, estar e fazer. A espiral sagrada está em movimento e... que venha 2011 com as bênçãos divinas. Que a vida aconteça em cada um de seus dia

Dia internacional da mulher: transformações e desejos

Oi gente. Hoje é o dia internacional da mulher. Estamos comemorando 100 anos de busca pela igualdade feminina.  Muito caminho foi percorrido, muita historia foi vivida, muita mudança aconteceu. Claro que ainda temos muito a percorrer.  Que bom!!! Pois isso nos mantém em movimento, fazendo mais história. Nós Brasileiros temos uma conquista a comemorar: Pela primeira vez temos uma mulher governando o nosso país. Independente de para quem tenhamos votado nas eleições, agora temos uma mulher dirigindo nossa nação e isso é motivo de muito orgulho. Aproveito para  indicar o texto " Dia Internacional da Mulher, 2011: hora de cumprir a promessa da igualdade" que está no endereço:  http://www.prnewswire.com/news-releases/dia-internacional-da-mulher-2011-hora-de-cumprir-a-promessa-da-igualdade-117506783.html Ainda no movimento de refletir sobre a mulher a que somos,  vou  resgatar o  texto que foi publicado em 1997, no jornal Diário do Aço de Ipatinga e  que apesar de se