Pular para o conteúdo principal

Derrubada de árvores em Belo Horizonte: uma realidade assustadora.


Meu coração está triste.

Enquanto eu escrevo esse texto, bem ali em frente à mim, do outro lado da rua, estão derrubando uma mangueira imensa, repleta de frutos.

Pela janela em frente à minha mesa de trabalho posso ver tudo: pedaços da linda copa da árvore vindo à baixo.

Que cena horrível.

Minutos atrás liguei para a Secretaria de meio ambiente de Belo Horizonte, pelo número 156, do portal da Prefeitura, verificando se havia autorização para esse corte. 
O atendente, bastante gentil por sinal, disse que não tinham essa informação no sistema. Seria necessário fazer uma solicitação para que o fiscal fosse ao local, o que demoraria até 5 dias. Caso não tivessem a autorização para o corte, os infratores seriam multados. 

Puxa!!!!!
Que legal!!!!
Para não dizer: QUE DECEPÇÃO!!!!!

Essa que é a nossa legislação de meio ambiente??????

Ok. A Prefeitura tem feito muita coisa nesse sentido de preservar o meio ambiente, mas quando existe denúncia o processo é moroso. E aí como fica????

Ali no lote ao lado, os homens gastaram menos de uma hora para derrubar a árvore. 
Lá ainda existem algumas outras árvores - poucas porque ao longo dos anos, outras derrubadas às escondidas já aconteceram - mesmo assim existem algumas outras. 
Uma hora para cada árvore, até cinco dias esperando o fiscal vai adiantar alguma coisa????? Estamos no meio da manhã, a realidade é que até o final da tarde as outras podem ir também. E aí?????

Esse procedimento do fiscal ir em até cinco dias vai auxiliar na preservação da destruição do nosso verde???? Em que????

Depois de derrubada a árvore, o estrago já está feito. O ecossistema já foi mexido.

Só para constar, essa região é uma área de muitos pássaros. E aí????? O que estamos fazendo com eles também?????

Existe o discurso que diz que é autorizada a derrubada desde que o indivíduo responsável se comprometa a replantar algumas espécies.

Que discurso complicado, né????

Replantar pode ser muito legal mas...

Fico pensando "cá com meus botões": 
É possível matar uma pessoa e depois fazer alguns filhos para "repor" a perda??????

Exagerei, né????

Mas para mim, continua não fazendo sentido. Até onde consigo compreender a lógica da vida é a mesma, seja no reino mineral, vegetal ou animal.

Já é sabido, inclusive já existem reportagens trazendo isso à público, que a contribuição para o ecossistema de uma árvore adulta é muito diferente de uma árvore jovem. O que dirá de uma muda recém plantada????

Algumas espécies de pássaros fazem ninhos em árvores com uma certa idade, com é o caso da arara-azul, por exemplo, que faz o ninho na Manduvi adulto, árvore esta que vem sendo destruída por queimadas e derrubadas. 

Vocês podem saber um pouco mais a respeito, por exemplo, no site do Projeto arara-azul : http://www.projetoararaazul.org.br/Arara/default.aspx   . Mais especificamente na página sobre o estudo no Manduvi no endereço abaixo: (http://www.projetoararaazul.org.br/arara/Home/Outrosprojetos/EstudosobreoManduvi/tabid/143/Default.aspx ).


Bem... mas e aí??? Como ficam nossas árvores com essa nossa questão??? Como fica o privilégio da multa??? Quais outras ações mais efetivas de preservação podem ser tomadas no caso de denúcias??? Será que não existem formas mais eficazes de ação, antes de chegar na denúcia???

Entendo que o cidadão deve participar das questões de sua cidade. Por outro lado, acho que a denúncia deve ser colocada no devido lugar dela, ou seja,  último caso. 
Penso que muita coisa deve ser feita antes, interagindo órgãos públicos e população.

No meu caso hoje, só foi possível chorar ao ver tanta destruição, porque recorrer aos órgãos competentes só me deixou com um sentimento horrível de incapacidade, incompetência e desamparo.

Pelo menos uma coisa valeu: parei para escrever esse texto. No momento é o que eu dou conta de fazer, efetivamente. Sinceramente espero que contribua em alguma coisa.


Como cidadã, eu desejo saber o que se passa na minha cidade.
Em vista disso, creio nada mais justo é saber inclusive quais árvores vão ser derrubadas, porém antes que o fato aconteça. 

Então... aqui vão algumas sugestões que as lágrimas ajudaram-me a pensar (vou escrever no futuro, porém de uma forma afirmativa para enfatizar o meu desejo):
  1. O responsável pela derrubada da(s) árvore(s) deverá fixar em frente ao local da derrubada, durante 10 dias antes da concretização do ato de derrubada,  a autorização emitida pelos órgãos competentes para que a população possa ter ciência do fato. Assim a população tem tempo de agir, por exemplo, pedindo uma ação junto à Prefeitura;esta por sua vez terá os seus cinco dias para agir e avaliar o quandro, porém  antes do dano ter sido causado ao meio ambiente.
  2. Qualquer cidadão terá o direito de solicitar a apresentação da autorização, podendo até haver o embargo da derrubada caso a mesma não seja apresentada. Nesse caso bastará o cidadão solicitar o comparecimento imediato dos fiscais da Prefeitura. 


Tenho um amigo, que certamente, discorda de mim. Ele já precisou derrubar uma árvore num lote seu e teve que enfrentar uma grande burocracia para tal. 
Mas... que pena... penso diferente!!!!


Semana passada aconteceu em BH uma edição do Arq.Futuro, que trouxe grandes nomes da arquitetura mundial para, dentre outras coisas, discutir soluções urbanísticas para as grandes cidades.

Puxa!!!! Como desejo que esse evento ajude a trazer soluções mais concretas e eficazes para a preservação da qualidade de vida da nossa cidade.

Gente, fica aqui uma proposta: vamos continuar repensando nosso meio ambiente. 
Do jeito que esta não dá para ficar!!!!

Acredito que é possível conviver (viver com) progresso das grandes cidades e qualidade do meio ambiente. Mas creio que precisamos continuar revendo, repensando, refazendo muito coisa.

Sou daquelas que acredita que Belo Horizonte tem tudo para resgatar o título de Cidade Jardim. 

E ainda mais: creio que podemos criar um estilo próprio de desenvolvimento preservando nosso verde e o nosso belo horizonte.

Por que não pensarmos em prédios baixos - que permitam que todos possam curtir o nosso belo horizonte - cercados de árvores adultas????


Abraço afetuoso,

Augusta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CELEBRE!!!

  31 de dezembro,  2020 chegou ao fim. Troque a roupa de cama; Vista branco; Guarde grãos de romã na carteira; Pule as sete ondas do seu coração; Estoure champanhe; Coloque rosas brancas pela casa, Ou jogue-as ao mar; Faça suas oferendas; Toque o sino da felicidade; Povoe os céus com o brilho dos fogos, (se possível utilizando aqueles sem som,em respeito e consideração aos animais e aos mais    idosos); Abrace as pessoas que ama, mesmo que virtualmente; Construa suas metas e desejos para o próximo ano, mesmo que não realize todos. Não importa o que faça, Construa seus próprios rituais. É uma passagem importante: Chegamos ao fim, concluímos um ciclo, 2020 se despede, E 2021 chega. Estamos abrindo um ano novo. Que ele venha conduzido por todas as nossas esperanças! Minha sugestão: acenda uma vela, se possível branca, Com o simbolismo de iluminar o ano que chega, vibrar paz e o que mais você desejar. Reze! Converse com a espiritualidade que acredita! Agradeça! CELEBRE!!! Seja em grupo, se

Despedindo de 2010 , Clip Final de Ano

Boa noite!!! Continuo contaminada pelo fechamento do ano. Que 2010 vá na paz e 2011 venha abençoado. Para celebrar mais um pouco essa passagem, vou postar aqui uma mensagem linda que uma amiga fez,  com imagens lindas e com a belíssima música Planeta Minas, do Marcus Viana. Abaixo segue o texto na integra. Feliz 2011!!! Augusta Final de ano Maria Tereza Agrello 2010 está nos seus últimos dias. Obrigada por cada aprendizado desse ano que se acaba, mesmo que muitos não tenham sido fácies. Obrigada pelas conquistas, obrigada pelas pessoas que cruzaram nossas vidas e  por aquelas que ficaram na lembrança. Obrigada pelo carinho dos companheiros de percurso. Obrigada pelos sonhos, obrigada pela concretização dos que foram possíveis, e pelas tentativas de concretização de outros tantos. Obrigada pelo tempo para ser, estar e fazer. A espiral sagrada está em movimento e... que venha 2011 com as bênçãos divinas. Que a vida aconteça em cada um de seus dia

Dia internacional da mulher: transformações e desejos

Oi gente. Hoje é o dia internacional da mulher. Estamos comemorando 100 anos de busca pela igualdade feminina.  Muito caminho foi percorrido, muita historia foi vivida, muita mudança aconteceu. Claro que ainda temos muito a percorrer.  Que bom!!! Pois isso nos mantém em movimento, fazendo mais história. Nós Brasileiros temos uma conquista a comemorar: Pela primeira vez temos uma mulher governando o nosso país. Independente de para quem tenhamos votado nas eleições, agora temos uma mulher dirigindo nossa nação e isso é motivo de muito orgulho. Aproveito para  indicar o texto " Dia Internacional da Mulher, 2011: hora de cumprir a promessa da igualdade" que está no endereço:  http://www.prnewswire.com/news-releases/dia-internacional-da-mulher-2011-hora-de-cumprir-a-promessa-da-igualdade-117506783.html Ainda no movimento de refletir sobre a mulher a que somos,  vou  resgatar o  texto que foi publicado em 1997, no jornal Diário do Aço de Ipatinga e  que apesar de se