Pular para o conteúdo principal

Cinquentona: cinco décadas de história.

Bom dia, pessoal!

Faz um tempão que não passo por aqui, né???

Bem...
esse blog agora esta num estágio novo (rsrsrsrs),
ou melhor ...
eu estou num estágio novo (rsrsrs).

Quando comecei a escrever aqui, eu estava nas entrelinhas da minha década de quarenta (rsrsrsr). 

Pois bem...
esta fase já passou (rsrsrsrsr).

Agora estou iniciando uma nova fase, a fase dos CINQUENTA.

Oficialmente "sou uma CINQUENTONA".

Isso é muito legal.

Cruzei a barreira do meio século.

Uauuuu!!!!!

Tenho história.

E que história.

Cinquenta anos da mais pura história de vida.

Histórias de alegrias, construções, frustrações, erros, acertos, tentativas, conquistas, amores, desamores, pensamentos, reflexões, condições, disposições, rendições, elaborações, paixões, resoluções, imposições, renovações, crescimento... vida!!!

Cinquenta anos da mais genuína história de mim mesma.

Já não tenho mais o corpinho dos 25, 
mas também não tenho o dos 125.

A força da gravidade já esta um pouquinho mais pesada, aqui e ali (rsrsrsr), mas continuo ainda estabelecendo um equilíbrio legal entre ela e a força muscular. 

As rugas conquistam seu espaço de direito no meu rosto, relembrando-me a que vim e não deixando-me esquecer de mostrar-me genuinamente a cada dia.

De alguns anos para cá, venho fazendo uma pintura diferenciada nos meus cabelos: passo horas no "salão da vida" fazendo "luzes fio a fio", deixando registrada minhas conquistas de sabedoria. 

Em algumas linhas espiritualistas dizem que aos quarenta e nove nós fechamos 7 ciclos de 7 anos, ou setênios, que corresponde à conclusão da "infância" nas vibrações dos setênios. Isso quer dizer que estou apenas iniciando minha adolescência. E eu me sinto assim mesmo, no auge da minha vitalidade, com a vantagem da sabedoria adquirida na caminhada da vida.

Olha! Ser uma cinquentona não é qualquer coisa, especialmente na nossa geração, afinal nos podemos afirmar, com todas as letras, que somos do século passado e até do milênio passado. Uauuu!!!

Tem gente que não vai gostar disso (rsrsrsrsr).

Com o maior orgulho eu digo: "Eu sou cinquentona, da turma de 1963." 

Ano em que Bob Dylan estourou no "Newport Folk Festival", cantou na sede de um movimento pacifista pelos direitos civis, lançou o disco "The Freewheelin" e "oficializou" para o mundo que as respostas então no vento: 


"The  answer, my friend, is blowin' in the wind
the answer is blowin' in the wind"


Em 1963 o mundo pulsava política, arte, direitos civis, criatividade, esporte, inovação, ousadias, beleza. Foi o ano que: 

  • por plebiscito o Brasil escolheu o sistema presidencialista; 
  • a bandeira de Minas foi instituída; 
  • aconteceram os jogos Pan-Americanos, de São Paulo; 
  • a Seleção brasileira de baquete tornou-se bi-campeã mundial, confirmando seu feito pela segunda vez; 
  • o Santos tornou-se o primeiro time brasileiro a conquistar o segundo título da Taça Intercontinental de futebol;
  • a beleza da mulher brasileira foi oficialmente reconhecida mundialmente, com a conquista do título de Miss Universo pela gaucha de olhos amendoados Ieda Maria Vargas; 
  • Maurício de Sousa deu vida a personagem dentucinha e brava, chamada Mônica, numa carinhosa caricatura à sua filha;
  • Cuba foi posta fora do comércio internacional;
  • aconteceu o massacre de Ipatinga, considerado por alguns estudiosos como uma prévia do que seria a exibição do poder militar que tomaria posse do governo brasileiro no ano seguinte. O episódio - marcado pelo atrito entre policiais militares e fuincionários da Usiminas, revoltados com as más condições de trabalho e as humilhações que sofriam - teve seu ápide de tensão quando a polícia militar, responsável pela vigilância patrimonial da Usiminas - então sob ordens do governador mineiro Magalhães Pinto, que mais tarde participaria com afinco da ditadura - atirou, inclusive com metralhadoras, contra os funcionários desarmados que se manifestavam na portaria da empresa resultando oficialmente em 8 mortos (inclusive uma criança no colo de sua mãe) e 80 feridos";
  • surgiu o "Zé do Caixão";
  • foram lançados dos celebres filmes: "Cléopatra", com Rex Harrison, Richard Burton e Elizabeth Taylor e, "Os pássaros" de Alfred Hitchcock.
  • o presidente John Kennedy foi assassinado num desfile na cidade de Dallas, Texas;
  • O "Homem de ferro" foi criado por Stan Lee;
  • morreu o papa João XXIII e assumiu o papa Paulo VI ;
  • a famosa prisão e fortaleza de Alcatraz, em São Francisco foi desativada;
  • os Beatles lançaram o LP "Please, Please Me";
  • Di Cavalcante foi indicado pelo então presidente João Goulart para o cargo de adido cultural do Brasil na França, mas não tomou posse em virtude do golpe militar do ano seguinte;
  • a russa Valentina Rereshkova tornou-se a primeira mulher a ir ao espaço;
  • Glauber Rocha realizou "Deus e o diabo na Terra do Sol"; 
  • surgiu o "Clube da Esquina", importante grupo de músicos mineiros, com Milton Nascimento e os irmãos Borges;
  • em Washingon, o lider negro Martin Luther King Jr., numa manifestação em favor dos direitos civis negros, que reuniu mais de 200 mil pessoas, contou ao mundo seu sonho:
"Eu tenho um sonho...
de que um dia viverão numa nação
onde eles não serão julgados pela cor da sua pele
mas pela essência do seu caráter."


Sou de 1963 e creio que carrego em mim um pouco de tudo isso que o mundo vivia.

Ter cinquenta anos é ter muita bagagem de vida, de experiências. Aos 50 já vimos, ouvimos, sentimos, falamos, calamos, pensamos, escrevemos, refletimos, fizemos, desfizemos, refizemos muito.

Afinal, nós cinquentonas e cinquentões temos cinco décadas de existência; além de protagonizarmos nossa própria história também participamos ou assistimos a historia do Brasil e do mundo se fazendo: 

Iniciamos nossa trajetória na década da revolução de comportamento, da guerra frio, do movimento feminista, dos hippies, do início da ditadura militar brasileira, da música e da arte efervescente como forma de cultura e contra-cultura; da época em que o famoso ator de Hollywwod tornou-se governador do estado da Califórnia e que o Brasil foi bi-campeão no futebol. 

Passamos pela década de 70 da crise do petróleo, da recessão mundial, de guerras e conflitos; vimos o início dos Jacksons 5, onde cantava o pequeno Michael Jackson; o brilho do "dancing days" e os Embalos de sábado à noite. A Seleção brasileira de futebol conquistou o tri-campeonato mundial tornando-s é a primeira tri-capeão do mundo. Descobrimos o "Sagrado Coração da Terra" enquanto o planeta esboçava os movimentos em defesa do meio ambiente.

Atravessamos a eletrizante década de 80, do auge do delicioso rock brasileiro; das ameças nucleares; da guerra das Malvinas, bem pertinho do Brasil; da mudança no mapa brasileiro com a criação do estado de Tocantis; do início da fabricação dos computadores pessoais, dos walkmans e videocassetes; da dama de ferro, Margaret Thatcher, como primeira ministra britânica; do casamento da Lady Di com o príncipe de Gales; da ator Ronald Reagan assumir a liderança da maior potencial mundial, com mudanças econômicas e políticas ousadas; das reformas políticas - Glasnost - e das da reestruturação econômica - Perestroika - implementadas pelo líder soviético, Mikhail Gorbachev; do fim da guerra frio, queda do muro de Berlin; do movimento pelas diretas já; da eleição do Tancredo Neves, como primeiro presidente eleito do Brasil após o fim da ditadura, mas também da sua morte e da posse do seu vice, José Sarney; da promulgação da atual Constituição Brasileira. 

Cruzamos a última década do milênio. Década marcada politicamente, pela expansão da democracia; pelo aumento dos casos de AIDS; pela diversificação da mídia, pelo aumento do número de "tribos", pela expressão através das roupas, tatuagens e piercings; pela guerra no Golfo; pelo movimento dos "cara pintadas"; pelo impeachment do presidente Collor; pela posse do Vice, Itamar Franco; pela  popularização e diminuição do celular; pela identificação de DNA; pela revolução na astronomia e pelo conhecimento do espaço; pela descoberta do "buraco negro"; pela detecção de planetas extras-solares; pelos estudos do planeta Júpite e suas luas; pela primeira nave que pousa em Marte. O homem nessa década se deu conta de que ele afeta o meio ambiente. Houve a difusão da reciclagem e dos biodegradáveis; a ovelha Dolly foi clonada. Nessa década Renato Russo, vocalista do Legião Urbana morreu em decorrência da AIDS e os Mamonas Assassinas, com sua Brasília Amarela, consolidaram-se como fenômeno musical mas no ano seguinte o grupo morreu, num terrível acidente aéreo. Houve comoção nacional com a morte da princesa Dy  num questionável acidente de carro e do piloto de fórmula I, Ayrton Senna (do Brasil), que morreu durante uma prova em Imola, na Itália. A lambada explodiu como ritmo brasileiro, bandas do Pato Fú e Skank emergiram e o Brasil se tornou tetra-campeão no futebol. 

Dobramos o século, viramos o milênio, passamos pelo fim do mundo e chegamos à década 00. Nessa década as torres gêmeas caíram e o mundo se volta contra o terrorismo. A economia mundial que iniciou o período em prosperidade viveu uma crise que colocou em risco os países desenvolvidos e por consequência os demais. A internet consolidou-se com veículo de comunicação de massa. A gripe aviária e a gripe A espalharam-se pelo mundo como pandemias.  Os limites do sistema solar foram ultrapassados, a classificação dos corpos celestes foi reformulada, nessa mudança o sistema solar voltou a ter oito planetas principais, passando Plutão a ser classificado como planeta anão, junto com Ceres, Éris, Makemale e Haumea. O Brasil foi penta-campeão. A Europa passou a adotar o Euro como moeda oficial. A TV por assinatura se propaga e a digital é implantada no Brasil. O cinema em 3D fica mais acessível e o filme Avatar bate recordes de bilheteria. No Brasil, a década foi marcada por escândalos de corrupção no meio político, pela descoberta de petróleo na camada do pré-sal e pela produção dos biocombustíveis.

A década de 2010 iniciou-se em meio a uma crise mundial que atingiu sobremaneira a Europa e resvalou nos EEUU. No Brasil foi eleita a primeira mulher presidente da República, numa eleição marcada pela participação de mulheres e pelo crescimento do Partido que mais defende a ecologia. Documentos secretos do Vaticano foram roubados e casos de corrupção no Banco do Vaticano vieram à tona; o papa Bento XVI abdicou do pontificado e o Papa Francisco assumiu. A movimentação da Copa da Confederações ajudou o Brasil a acordou de um longo sono de apatia histórica e milhares de pessoas ao longo desse país saíram às ruas para protestar contra os seus mais diferentes incômodos que variavam desde a corrupção generalizada de políticos e da população, às condições básicas de vida e dignidade. Nesse movimento a própria população estabeleceu uma diferenciação, básica e interessante, entre manifestantes e baderneiros. Na sequencia o papa Francisco veio ao Brasil e o pais rendeu-se ao seu carisma e à sua humildade. Documentos secretos mundiais foram vazados e a atuação americana de espionagem foi denunciada. 


2013. Aqui estamos nós, os mais jovens cinquentões, marcando o início da nossa próxima década. E no que me diz respeito, bastante disposta a experimentar história, fazer história, viver história.

Temos mais, pelo menos, 50 anos de história por fazer, participar, viver.

Um amigo me disse no meu aniversário: _ Nos encontraremos para outro abraço desse, daqui a 50 anos. 

Então, que Assim Seja, com disposição, amor, fartura, abundância, sabedoria e bem viver.

Augusta




 Fonte: 

http://www.vagalume.com.br/bob-dylan/discografia/

http://lnb.com.br/territorio/1963-o-ano-que-nao-terminou-fatos-e-acontecimentos-que-marcaram-o-ano-de-1963-o-ano-em-que-o-brasil-foi-bicampeao-mundial-de-basquete/

http://www.dopropriobolso.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=302:1963-um-ano-de-loucuras&catid=54:artes-plasticas

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/eua_king.htm

http://www.youtube.com/watch?v=vWwgrjjIMXA

http://letras.mus.br/bob-dylan/11904/traducao.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_papas

http://www.adorocinema.com/materias-especiais/filmes/arquivo-100202/?page=5&tab=0

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-2384/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Década_de_1960

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1970

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1980

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1990

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_2000

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_2010

http://www.suapesquisa.com/guerrafria/fim_guerra_fria.htm


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENGROSSANDO AS ESTATÍSTICAS

                          Esta poesia é da virada do século, do milênio, mas ainda tão atual, a pesar das circunstâncias e o  momen to planetário ser outro. Desemprego, problema mundial. Nos índices, crescimento sem igual. Taxas , números, estatísticas   preocupações, mas são só notícias de jornal.   De repente, um telefonema, uma reunião, um encontrão e de uma hora para outra, lá se está nas estatísticas oficiais. Mais um voluntário compulsório a engrossar as fileiras dos trabalhadores sem trabalho.   Estudo, curso superior, de atualização, especialização e tantos mais. Mas, que decepção, nada é suficiente. Outro curso superior, quem sabe? Inglês, informática, espanhol, fotografia, turismo, culinária. É preciso mais e mais.   Nunca pronto, nunca o perfil ideal. Falta estudo, preparação, experiência. Ou bagagem demais, caro demais. No fim, o destino um só   o olho da rua.   Na rua, todos iguais. Doutor, advogado, operário,

Dia internacional da mulher: transformações e desejos

Oi gente. Hoje é o dia internacional da mulher. Estamos comemorando 100 anos de busca pela igualdade feminina.  Muito caminho foi percorrido, muita historia foi vivida, muita mudança aconteceu. Claro que ainda temos muito a percorrer.  Que bom!!! Pois isso nos mantém em movimento, fazendo mais história. Nós Brasileiros temos uma conquista a comemorar: Pela primeira vez temos uma mulher governando o nosso país. Independente de para quem tenhamos votado nas eleições, agora temos uma mulher dirigindo nossa nação e isso é motivo de muito orgulho. Aproveito para  indicar o texto " Dia Internacional da Mulher, 2011: hora de cumprir a promessa da igualdade" que está no endereço:  http://www.prnewswire.com/news-releases/dia-internacional-da-mulher-2011-hora-de-cumprir-a-promessa-da-igualdade-117506783.html Ainda no movimento de refletir sobre a mulher a que somos,  vou  resgatar o  texto que foi publicado em 1997, no jornal Diário do Aço de Ipatinga e  que apesar de se

CELEBRE!!!

  31 de dezembro,  2020 chegou ao fim. Troque a roupa de cama; Vista branco; Guarde grãos de romã na carteira; Pule as sete ondas do seu coração; Estoure champanhe; Coloque rosas brancas pela casa, Ou jogue-as ao mar; Faça suas oferendas; Toque o sino da felicidade; Povoe os céus com o brilho dos fogos, (se possível utilizando aqueles sem som,em respeito e consideração aos animais e aos mais    idosos); Abrace as pessoas que ama, mesmo que virtualmente; Construa suas metas e desejos para o próximo ano, mesmo que não realize todos. Não importa o que faça, Construa seus próprios rituais. É uma passagem importante: Chegamos ao fim, concluímos um ciclo, 2020 se despede, E 2021 chega. Estamos abrindo um ano novo. Que ele venha conduzido por todas as nossas esperanças! Minha sugestão: acenda uma vela, se possível branca, Com o simbolismo de iluminar o ano que chega, vibrar paz e o que mais você desejar. Reze! Converse com a espiritualidade que acredita! Agradeça! CELEBRE!!! Seja em grupo, se