Pular para o conteúdo principal

Alguém viu a NOÇÃO DE COLETIVIDADE por aí ???

Hoje, logo cedo, no jornal das 6 horas ouvi, dentre outras coisas, nas notícias sobre o Brasil:
  • 2 milhões desviados dos cofres públicos;
  • rodízio de carros burlado em São Paulo;
  • ficha limpa e ficha suja ...


E andando pelas ruas...

A ambulância com a sirene ligada pedindo passagem e vários espertinhos aproveitando-se da oportunidade para seguir no vácuo avançando o sinal.

Além disso...
Até onde eu lembro das minhas aulas de legislação de trânsito, a pista da esquerda é prioridade nesses casos. 
Será que mudou alguma coisa????

Depois de alguns longos segundos tentando identificar de onde vinha aquela sirene, vi a ambulância tecendo um verdadeiro bordado, costurando daqui pra lá e de cada pra la. Ou melhor, ela vinha descosturando, fazendo buracos entre os carros para poder passar.


Confesso que demorei a reagir. Fiquei confusa sem sair do lugar esperando enxergar de onde ela vinha para então eu tomar a decisão para onde sair. 
Como eu outros tantos.


Realidades distintas e de boa vontade, mas lentas para a aquele lá dentro seguia enfermo.

Não seria mais fácil, ágil e eficaz seguir aquela regrinha de trânsito esquecida em algum lugar de nossas cabecinhas????

Parece que informações e normas são mesmo para ficar no papel ou abandonadas num canto qualquer das esquinas do dia-a-dia.



O dia continuou e na hora do almoço fui buscar minha filha na escola. 

Cheguei cedo, estacionei o carro e fiquei observando.

Uma pessoa chegou e parou o carro em fila dupla exatamente enfrente ao portão da escola. 
Num piscar de olhos chegou outro, outro e mais outro. 
Pouquíssimos minutos depois a fila dupla era imensa. 

Os carros que passavam espremiam-se daqui e dali para seguir seu caminho.

O portão da escola ainda nem tinha sido aberto.

O mais interessante de tudo é que uns 20 metros à frente do primeiro carro a estacionar havia uma vaga. 
E depois outra. 
Na sequência, uns  poucos carros e... mais algumas vagas dispiníveis próximo à outra esquina.




Observando o entorno eu percebi que menosprezei o dito popular: "para que simplificar se eu poço complicar". Certamente ele conta muito a respeito da psique humana. 

Preciso rever meus conceitos!!!

Essa experiência, digamos, escolar me fez conjecturar com meus botões:
complicar as coisas deve dar um sentido maior à existência humana. 
E atrapalhar deve ser muuuiiiiiiitttttoooo mais sedutor que favorecer. 
Mais desafiador, quem sabe???
Ou será que tornam a vida excitante???
Seria apenas uma questão de transgressão rebelde, de rebeldes sem causa????
Ou...




Bem...
Voltando...



Sou uma ferrenha defensora dos direitos individuais
mas...
fico me perguntando:
por onde anda a NOÇÃO DE COLETIVIDADE???




Deve ter criado pernas e saído correndo.


Continuo na esperança de que ela volte.


Mas desejo que nem eu nem ela estejamos precisando de bengalas quando esse dia chegar. 

Alguns dizem que ela tem aparecido em alguns cantos. 
Mas há controvérsias: 
Há quem diga que isso é ilusão.
Outros que é alucinação.
Alguns apostam que é utopia.
Há ainda os que dizem que é história pra boi dormir.
Vai lá saber!?!?!!!



Bjim

Augusta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CELEBRE!!!

  31 de dezembro,  2020 chegou ao fim. Troque a roupa de cama; Vista branco; Guarde grãos de romã na carteira; Pule as sete ondas do seu coração; Estoure champanhe; Coloque rosas brancas pela casa, Ou jogue-as ao mar; Faça suas oferendas; Toque o sino da felicidade; Povoe os céus com o brilho dos fogos, (se possível utilizando aqueles sem som,em respeito e consideração aos animais e aos mais    idosos); Abrace as pessoas que ama, mesmo que virtualmente; Construa suas metas e desejos para o próximo ano, mesmo que não realize todos. Não importa o que faça, Construa seus próprios rituais. É uma passagem importante: Chegamos ao fim, concluímos um ciclo, 2020 se despede, E 2021 chega. Estamos abrindo um ano novo. Que ele venha conduzido por todas as nossas esperanças! Minha sugestão: acenda uma vela, se possível branca, Com o simbolismo de iluminar o ano que chega, vibrar paz e o que mais você desejar. Reze! Converse com a espiritualidade que acredita! Agradeça! CELEBRE!!! Seja em grupo, se

ENGROSSANDO AS ESTATÍSTICAS

                          Esta poesia é da virada do século, do milênio, mas ainda tão atual, a pesar das circunstâncias e o  momen to planetário ser outro. Desemprego, problema mundial. Nos índices, crescimento sem igual. Taxas , números, estatísticas   preocupações, mas são só notícias de jornal.   De repente, um telefonema, uma reunião, um encontrão e de uma hora para outra, lá se está nas estatísticas oficiais. Mais um voluntário compulsório a engrossar as fileiras dos trabalhadores sem trabalho.   Estudo, curso superior, de atualização, especialização e tantos mais. Mas, que decepção, nada é suficiente. Outro curso superior, quem sabe? Inglês, informática, espanhol, fotografia, turismo, culinária. É preciso mais e mais.   Nunca pronto, nunca o perfil ideal. Falta estudo, preparação, experiência. Ou bagagem demais, caro demais. No fim, o destino um só   o olho da rua.   Na rua, todos iguais. Doutor, advogado, operário,

Despedindo de 2010 , Clip Final de Ano

Boa noite!!! Continuo contaminada pelo fechamento do ano. Que 2010 vá na paz e 2011 venha abençoado. Para celebrar mais um pouco essa passagem, vou postar aqui uma mensagem linda que uma amiga fez,  com imagens lindas e com a belíssima música Planeta Minas, do Marcus Viana. Abaixo segue o texto na integra. Feliz 2011!!! Augusta Final de ano Maria Tereza Agrello 2010 está nos seus últimos dias. Obrigada por cada aprendizado desse ano que se acaba, mesmo que muitos não tenham sido fácies. Obrigada pelas conquistas, obrigada pelas pessoas que cruzaram nossas vidas e  por aquelas que ficaram na lembrança. Obrigada pelo carinho dos companheiros de percurso. Obrigada pelos sonhos, obrigada pela concretização dos que foram possíveis, e pelas tentativas de concretização de outros tantos. Obrigada pelo tempo para ser, estar e fazer. A espiral sagrada está em movimento e... que venha 2011 com as bênçãos divinas. Que a vida aconteça em cada um de seus dia