Pular para o conteúdo principal

SONHOS - DA UTOPIA À REALIZAÇÃO

Bom Dia!!!!!
E que lindo dia.


Bem....
hoje descobri a roda (rsrsrsrsrsr):


sonhos precisam ser praticados regularmente, diariamente, se quisermos que eles saiam da Utopilândia - país onde depositamos nossos sonhos mais remotos - e tornem-se realizações concretas e palpáveis. 


Sei que muitos antes de mim já fizeram essa descoberta. 
Mas, que maravilha, agora foi a minha vez de descobrir. 
Essa ficha caiu agora, que legal!!! 
E de forma absurdamente consciente e tangível.
Entendi em mim -  nos meus músculos, mas minhas articulações, no meu pensamento, nas minhas emoções ... no meu corpo - que transformar sonhos em realidade é uma prática cotidiana.


Isso me deu uma tranquilidade indescritível.
Deu-me a certeza da possibilidade de realização de cada um deles.
Cada um a seu tempo, quando cada etapa estiver amadurecida. 



Amyr Klink, talvez seja um desses caras que, a meu ver, já fez essa "descoberta". 
Relendo pela enésima vez o seu livro Paratii - entre dos pólos, um paragrafo onde ele faz referência ao encontro com o casal de amigos - Dick e Elly -  pulou aos meus olhos: 


"Um casal de avós, vivendo tão jovem e intensamente, põe qualquer um a pensar, a desembarcar dos sonhos e a tomar uma atitude."


Juntando isso com as "experiências nossas de cada dia", não deu outra: sentimentos, pensamentos, reflexões a rodo, compreensões, sínteses, atos e palavras.


Sabe....
falando por mim e tendo a mim mesma como referência...
localizei que muitas vezes criamos sonhos que são na realidade monstros gigantescos que, no fundo, não queremos ter por perto de verdade.


Outras vezes damos tanto peso desnecessário a nossos sonhos; fazemos tantas amarras com as poderosas cordas do "não posso", "não consigo", do "não devo", do "isso é bobagem"  e; trancamos com cadeados quase invioláveis as correntes feitas pelo sentimento de que sonhos antigos fazem parte do passado e lá devem ficar, que nossos sonhos não conseguem sair do lugar; ficam presos lá em Utopilandia, esquecidos num lugar escura e sombria de nós mesmos. 




Sonhos são como plantas, precisam de terra rica que as nutra; precisam de água que as flexibilize, precisam de carinho, precisam de atenção continuada.


Mas como as plantas cada sonho precisa de uma quantidade particular, diária, de cada um desses elementos, dependendo de suas características. Cada um deles tem a sua própria forma de absorver esses cuidados e de transformá-los em raiz, folha, caule, fruto ou flor novos. 
Cada um tem seu tempo de acontecer, de amadurecer. 
Mas todos precisam de cuidado e atenção hoje. 
Disso eu não tenho mais dúvida.



Do meu DVD de cabeceira - "O mundo em duas voltas", que conta, de forma simples e belíssima, a história  da família Schürrmann - a quem também admiro pela capacidade de fazer sonhos acontecerem - guardo a precisão e a força da constatação que fizeram :


de que precisavam de "tempo para estar com as pessoas que amavam, tempo para sonhar e tempo para realizarem os sonhos. " 


Ééééé´.....


sonhos precisam de tempo.
Pessoas queridas precisam de tempo - do nosso tempo para.
Nós precisamos de tempo - do nosso próprio tempo conosco.
Vida precisa de tempo.


Voltando ...



Sonhos precisam de ação! 
Essa frase se instalou na minha cabeça e não quer sair.



Mas e na prática? Como fazer acontecer a rega diária dos sonhos?


Bem...
juntando tudo isso e mexendo bem o caldeirão das soluções,
eu resolvi a fazer o que fosse possível a cada dia, começando pelos sonhos pequenininhos, alguns do dia-a-dia até chegar nos  "velhos conhecidos". 
Afinal alguém já disse algo do tipo: 
para se ter o prédio pronto é necessário fazer a fundação e colocar os tijolos. 


Isso foi bom que fez desenferrujar a lista de desejos, de quereres, de vontades...
Viche!!! Quanta coisa!!!! 


Listei alguns deles; tracei algumas ações, de pequeno porte até algumas de maior porte e; fiz propósitos pessoais.  



Hã...
sonho são feitos de propósitos!!!



Criei ações simbólicas, que envoltas na fé, possuem o poder de nos fazer enxergar e de localizar a força que temos para transformar nosso mundo.


Então...


Sonho com grana, farta e abundante! 
Peguei meu cofrinho vermelho que estava subutilizado no armário e fiz meu propósito:
alimentá-lo diariamente, nem que seja com uma  moeda de valor pequeno. 
De grão em grão a galinha enche o papo, não é assim que nossos avós diziam?


Quero minha pele bronzeada!
Então... nem que seja cinco minutos de sol, diariamente.


Sonho em  falar, pelo menos 5 idiomas.
Então... me propus a disponibilizar algum  tempo em contato com alguma delas conscientemente, atentamente, seja no rádio, na teve, nos livros, nas aulas.


Sonho...


Sonho...


Sonho...


Sonho dançar o resto da minha vida. Então dança todo dia, ainda que sozinha de frente para o espelho, ou mesmo sem espelho.


Sonho publicar meus livros!
Meu diário que andava meio esquecido  desde a França foi resgata e voltou a fazer parte dos apetrechos básicos da minha bolsa. 


E por aí a fora vai.


Sonhos que são sonhos nascem na Utopilândia, mas partem para conquistar o mundo. 


Para isso precisam da determinação, da curiosidade, da querência, do amadurecimento, da consciência, da ciência, do prazer, da competência, da vitalidade, da humildade, da assertividade, da disponibilidade, da fé, da atenção, da rega... da reza de nós, seus timoneiros.


Que Deus abençoe os sonhos. 
Que Deus nos abençoe para realizar nossos sonhos.


Augusta





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CELEBRE!!!

  31 de dezembro,  2020 chegou ao fim. Troque a roupa de cama; Vista branco; Guarde grãos de romã na carteira; Pule as sete ondas do seu coração; Estoure champanhe; Coloque rosas brancas pela casa, Ou jogue-as ao mar; Faça suas oferendas; Toque o sino da felicidade; Povoe os céus com o brilho dos fogos, (se possível utilizando aqueles sem som,em respeito e consideração aos animais e aos mais    idosos); Abrace as pessoas que ama, mesmo que virtualmente; Construa suas metas e desejos para o próximo ano, mesmo que não realize todos. Não importa o que faça, Construa seus próprios rituais. É uma passagem importante: Chegamos ao fim, concluímos um ciclo, 2020 se despede, E 2021 chega. Estamos abrindo um ano novo. Que ele venha conduzido por todas as nossas esperanças! Minha sugestão: acenda uma vela, se possível branca, Com o simbolismo de iluminar o ano que chega, vibrar paz e o que mais você desejar. Reze! Converse com a espiritualidade que acredita! Agradeça! CELEBRE!!! Seja em grupo, se

ENGROSSANDO AS ESTATÍSTICAS

                          Esta poesia é da virada do século, do milênio, mas ainda tão atual, a pesar das circunstâncias e o  momen to planetário ser outro. Desemprego, problema mundial. Nos índices, crescimento sem igual. Taxas , números, estatísticas   preocupações, mas são só notícias de jornal.   De repente, um telefonema, uma reunião, um encontrão e de uma hora para outra, lá se está nas estatísticas oficiais. Mais um voluntário compulsório a engrossar as fileiras dos trabalhadores sem trabalho.   Estudo, curso superior, de atualização, especialização e tantos mais. Mas, que decepção, nada é suficiente. Outro curso superior, quem sabe? Inglês, informática, espanhol, fotografia, turismo, culinária. É preciso mais e mais.   Nunca pronto, nunca o perfil ideal. Falta estudo, preparação, experiência. Ou bagagem demais, caro demais. No fim, o destino um só   o olho da rua.   Na rua, todos iguais. Doutor, advogado, operário,

Despedindo de 2010 , Clip Final de Ano

Boa noite!!! Continuo contaminada pelo fechamento do ano. Que 2010 vá na paz e 2011 venha abençoado. Para celebrar mais um pouco essa passagem, vou postar aqui uma mensagem linda que uma amiga fez,  com imagens lindas e com a belíssima música Planeta Minas, do Marcus Viana. Abaixo segue o texto na integra. Feliz 2011!!! Augusta Final de ano Maria Tereza Agrello 2010 está nos seus últimos dias. Obrigada por cada aprendizado desse ano que se acaba, mesmo que muitos não tenham sido fácies. Obrigada pelas conquistas, obrigada pelas pessoas que cruzaram nossas vidas e  por aquelas que ficaram na lembrança. Obrigada pelo carinho dos companheiros de percurso. Obrigada pelos sonhos, obrigada pela concretização dos que foram possíveis, e pelas tentativas de concretização de outros tantos. Obrigada pelo tempo para ser, estar e fazer. A espiral sagrada está em movimento e... que venha 2011 com as bênçãos divinas. Que a vida aconteça em cada um de seus dia