Pular para o conteúdo principal

Inseguranças, ameaças e justificativas

Oi.

Aconteceu uma que quero dividir com vocês.

No domingo eu fui ao BH Jazz Festival que aconteceu na Praça da Liberdade. Por sinal foi maravilhoso. Como é bom ver gente boa tocando.

A primeira apresentação foi dos irmãos Lopes (Beto e Wilson) , violonistas maravilhosos que fizeram uma re-leitura belíssima do Clube da Esquina.

Ao ouvir aquela maravilha lembrei-me de um conhecido que toca violão (inclusive para sua netinha de poucos meses) e curte o Clube da Esquina. Já não o via há mais ou menos um mês e meio a dois meses. De imediato mandei a seguinte mensagem pelo celular:

" Música da melhor qualidade na Praça da Liberdade agora. BH Jazz Festival."

Ontem, terça - feira à noite, recebi a seguinte mensagem:

"Quem te escreve e a mulher da vida de Fulano de Tal . Não se atreva a entrar em contato novamente ou eu a encontrarei no inferno. Apague esse número, e-mail e tudo. Beltrana."

Na hora que eu li, achei a coisa tão ridícula que ri. Depois percebi a ameaça.

Até a última prosa que tive com o rapaz não havia nenhuma na vida dele, tampouco "da vida dele" - o que na realidade não me diz respeito no momento. A realidade então era: eu estava sendo ameaçada por avisar a um conhecido que gosta de música sobre um show maravilhoso, por uma mulher que passou a ser da vida dele - se é que é realmente - a pouquíssimo tempo.

Fiquei pensando: em que mundo estamos? O que anda acontecendo com as pessoas?
As pessoas andam tão ameaçadas por suas próprias inseguranças e desconfianças que disparam ameaças graves por tão pouco.

Recentemente vi uma reportagem sobre a invasão de celulares, computadores, pastas, bolsas e carteiras dos parceiros sem o menor pudor e com as mais espantosas justificativas. Homens e mulheres invadindo por "justa causa" ??? Justificável pode até ser para alguns, mas se é normal tenho minhas dúvidas.

Ontem, no jornal Hoje, outra polêmica sobre as câmeras que estão sendo espalhadas nas escolas. Alunos e professores sendo observados constantemente. E isso é normal???? Podem até retrucar dizendo que muitos fatos desagradáveis estão acontecendo nas escolas. Eu reconheço isso. Mas continuo a perguntar: Isso é normal???

A palavra do outro não faz mais sentido? A ética não existe mais? A insegurança justifica a invasão? A falta de segurança de si mesmo justifica a falta de privacidade??? A sua dificuldade de relacionar-se com o outro justificam ameaças????

Qual será o tamanho do rombo da nossa "alma planetária" que estamos precisando - enquanto humanidade - fazer tamanha neurose ?????

Boa noite para todos nós apesar das neuroses.

Augusta

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CELEBRE!!!

  31 de dezembro,  2020 chegou ao fim. Troque a roupa de cama; Vista branco; Guarde grãos de romã na carteira; Pule as sete ondas do seu coração; Estoure champanhe; Coloque rosas brancas pela casa, Ou jogue-as ao mar; Faça suas oferendas; Toque o sino da felicidade; Povoe os céus com o brilho dos fogos, (se possível utilizando aqueles sem som,em respeito e consideração aos animais e aos mais    idosos); Abrace as pessoas que ama, mesmo que virtualmente; Construa suas metas e desejos para o próximo ano, mesmo que não realize todos. Não importa o que faça, Construa seus próprios rituais. É uma passagem importante: Chegamos ao fim, concluímos um ciclo, 2020 se despede, E 2021 chega. Estamos abrindo um ano novo. Que ele venha conduzido por todas as nossas esperanças! Minha sugestão: acenda uma vela, se possível branca, Com o simbolismo de iluminar o ano que chega, vibrar paz e o que mais você desejar. Reze! Converse com a espiritualidade que acredita! Agradeça! CELEBRE!!! Seja em grupo, se

ENGROSSANDO AS ESTATÍSTICAS

                          Esta poesia é da virada do século, do milênio, mas ainda tão atual, a pesar das circunstâncias e o  momen to planetário ser outro. Desemprego, problema mundial. Nos índices, crescimento sem igual. Taxas , números, estatísticas   preocupações, mas são só notícias de jornal.   De repente, um telefonema, uma reunião, um encontrão e de uma hora para outra, lá se está nas estatísticas oficiais. Mais um voluntário compulsório a engrossar as fileiras dos trabalhadores sem trabalho.   Estudo, curso superior, de atualização, especialização e tantos mais. Mas, que decepção, nada é suficiente. Outro curso superior, quem sabe? Inglês, informática, espanhol, fotografia, turismo, culinária. É preciso mais e mais.   Nunca pronto, nunca o perfil ideal. Falta estudo, preparação, experiência. Ou bagagem demais, caro demais. No fim, o destino um só   o olho da rua.   Na rua, todos iguais. Doutor, advogado, operário,

Despedindo de 2010 , Clip Final de Ano

Boa noite!!! Continuo contaminada pelo fechamento do ano. Que 2010 vá na paz e 2011 venha abençoado. Para celebrar mais um pouco essa passagem, vou postar aqui uma mensagem linda que uma amiga fez,  com imagens lindas e com a belíssima música Planeta Minas, do Marcus Viana. Abaixo segue o texto na integra. Feliz 2011!!! Augusta Final de ano Maria Tereza Agrello 2010 está nos seus últimos dias. Obrigada por cada aprendizado desse ano que se acaba, mesmo que muitos não tenham sido fácies. Obrigada pelas conquistas, obrigada pelas pessoas que cruzaram nossas vidas e  por aquelas que ficaram na lembrança. Obrigada pelo carinho dos companheiros de percurso. Obrigada pelos sonhos, obrigada pela concretização dos que foram possíveis, e pelas tentativas de concretização de outros tantos. Obrigada pelo tempo para ser, estar e fazer. A espiral sagrada está em movimento e... que venha 2011 com as bênçãos divinas. Que a vida aconteça em cada um de seus dia