Pular para o conteúdo principal

Destruição camuflada

Boa tarde!!!

Estou escrevendo para partilhar minha frustração e verificar o que pode ser feito por nós e para nós.

Na vizinhança estão cortando árvores  num lote vago. De uma forma bastante esperta, pois cortam as do fundo primeiro.

Liguei para inúmeros telefones da prefeitura solicitando que fosse feita uma vistoria no local a fim de verificar se o corte é legal ou ilegal.

A resposta mais animadora que recebi foi a de que iriam anotar a minha solicitação e num prazo de até 15 dias os fiscais iriam vistoriar.

Esta resposta chega a ser ridícula.

Estão usando a motosserra desde cedo.
Nesse horário fiz a primeira tentativa junto às instituições ligadas ao meio ambiente (Prefeitura, Ibama, IEF, Políocia Florestal). 
Já são quase 4 horas da tarde, o que mostra que não é uma simples poda de galhos.

De que adianta para a natureza, uma vistoria depois que a árvore já não existe mais. 

Falaram-me que quando constatam crime ambiental é mandada uma multa para o dono do local, etc, etc, etc.

De que vai adiantar isso para a natureza?
E para nós cidadãos que já estaremos com nosso espaço ambiental  ainda mais árido?

Chega a ser ridícula a questão.
Nesse caso, a probabilidade deles constatarem algo é muito remota.
Como já disse, o assombro está sendo cometido em um lote vago e estão tendo o cuidado de retirar as árvores mais internas.

É destruição camuflada.

Para quem olha e não é da região a destruição passa  desapercebida. 

Quando derem ...
ou melhor...
quando dermos conta, as árvores do nosso bairro e da nossa cidade  já serão passado.

E outra coisa: 
Será que o dinheiro da multa equivale ao dano que foi causado ao meio ambiente?

Isso sem falar em duas outras questões anteriores:
Será que a multa seria paga?
E se fosse...
Será que chegaria ao destino correto? 

Maior desapontamento eu experimentei quando ouvi do representante do único órgão que se prontificou a tomar uma medida "mais urgente" , que não poderiam fazê-lo no momento por falta de viatura. 

Ainda assim, caso pudessem, na previsão deles, só chegariam aqui por volta das 18h - provavelmente após a árvore, ou melhor, as árvores estarem todas no chão.

Enquanto estou escrevendo acabaram de derrubar mais outra árvore. 
O som é terrível e desesperador. 
A frustração é ainda mais avassaladora.


Augusta



Comentários

  1. Oi Augusta
    Claro que concordo com vc em todas as dimensões e envio um link para acessar um site de compras que, aparentemente, nada tem a ver com o assunto, mas nem precisa pensar muito e vc entenderá porque. falo em perda de noção, de limites, em individualismo, patologias (o mundo e a humanidade estão muito doentes). http://www.elo7.com.br/search.do
    bjs

    ResponderExcluir
  2. oi, saudades,
    Postei o assunto acima para meu irmão que trabalha com meio ambiente. Como é muito interessado no assunto, vou aguardar o que ele vai falar e te encaminho.
    Continue lutando. Parabéns.
    Lisboa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CELEBRE!!!

  31 de dezembro,  2020 chegou ao fim. Troque a roupa de cama; Vista branco; Guarde grãos de romã na carteira; Pule as sete ondas do seu coração; Estoure champanhe; Coloque rosas brancas pela casa, Ou jogue-as ao mar; Faça suas oferendas; Toque o sino da felicidade; Povoe os céus com o brilho dos fogos, (se possível utilizando aqueles sem som,em respeito e consideração aos animais e aos mais    idosos); Abrace as pessoas que ama, mesmo que virtualmente; Construa suas metas e desejos para o próximo ano, mesmo que não realize todos. Não importa o que faça, Construa seus próprios rituais. É uma passagem importante: Chegamos ao fim, concluímos um ciclo, 2020 se despede, E 2021 chega. Estamos abrindo um ano novo. Que ele venha conduzido por todas as nossas esperanças! Minha sugestão: acenda uma vela, se possível branca, Com o simbolismo de iluminar o ano que chega, vibrar paz e o que mais você desejar. Reze! Converse com a espiritualidade que acredita! Agradeça! CELEBRE!!! Seja em grupo, se

ENGROSSANDO AS ESTATÍSTICAS

                          Esta poesia é da virada do século, do milênio, mas ainda tão atual, a pesar das circunstâncias e o  momen to planetário ser outro. Desemprego, problema mundial. Nos índices, crescimento sem igual. Taxas , números, estatísticas   preocupações, mas são só notícias de jornal.   De repente, um telefonema, uma reunião, um encontrão e de uma hora para outra, lá se está nas estatísticas oficiais. Mais um voluntário compulsório a engrossar as fileiras dos trabalhadores sem trabalho.   Estudo, curso superior, de atualização, especialização e tantos mais. Mas, que decepção, nada é suficiente. Outro curso superior, quem sabe? Inglês, informática, espanhol, fotografia, turismo, culinária. É preciso mais e mais.   Nunca pronto, nunca o perfil ideal. Falta estudo, preparação, experiência. Ou bagagem demais, caro demais. No fim, o destino um só   o olho da rua.   Na rua, todos iguais. Doutor, advogado, operário,

Despedindo de 2010 , Clip Final de Ano

Boa noite!!! Continuo contaminada pelo fechamento do ano. Que 2010 vá na paz e 2011 venha abençoado. Para celebrar mais um pouco essa passagem, vou postar aqui uma mensagem linda que uma amiga fez,  com imagens lindas e com a belíssima música Planeta Minas, do Marcus Viana. Abaixo segue o texto na integra. Feliz 2011!!! Augusta Final de ano Maria Tereza Agrello 2010 está nos seus últimos dias. Obrigada por cada aprendizado desse ano que se acaba, mesmo que muitos não tenham sido fácies. Obrigada pelas conquistas, obrigada pelas pessoas que cruzaram nossas vidas e  por aquelas que ficaram na lembrança. Obrigada pelo carinho dos companheiros de percurso. Obrigada pelos sonhos, obrigada pela concretização dos que foram possíveis, e pelas tentativas de concretização de outros tantos. Obrigada pelo tempo para ser, estar e fazer. A espiral sagrada está em movimento e... que venha 2011 com as bênçãos divinas. Que a vida aconteça em cada um de seus dia